Português: Regência Verbal: verbos assistir e visar
A regência verbal é muito importante não só para uma escrita, mas também para o sentido que a gente quer empregar naquela escrita. Quando fala na regência verbal aborda os 3 principais aspectos da gramática:
- Morfolologia (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição)
- Semântica (relativo ao significado ou sentido)
- Sintática (se o verbo é VTD*, VTI ou VL)
Esses três aspectos sempre caminham juntos.
*VTD= verbo transitivo direto
VTI = verbo transitivo indireto
VL = verbo de ligação
VI = verbo intransitivo
OD = objeto direto
OI = objeto indireto
Isso é importante dentro da prova, pois pode ser cobrado a regência em questão só de regência verbal, regência atrelada ao pronome relativo e dentro daquelas questões de reescritura de frases.
Segundo o professor Sidney Martins, a regência verbal é a matéria mais difícil dentro de Língua Portuguesa, pois quando você estuda uma outra matéria como Informática, RLM, Direito Constitucional você não vê no seu dia a dia processos conflitantes como essa matéria. “Na língua portuguesa existem conflitos com padrão culto a começar pelo nosso português falado no dia a dia, pois utilizamos o português informal, coloquial e na hora da prova é o português padrão culto da língua e se tem uma estrutura perigosa é o verbo”, compara.
Na Língua Portuguesa temos cerca de 500 mil palavras e desses cerca de 11 mil verbos. Em provas de concursos públicos cai em torno de 20 verbos como assistir, agradar, preferir, informar, chegar, namorar, entre outros.
O verbo namorar não pede a preposição com, pois é verbo transitivo direto, ele pede um complemento, mas é sem preposição.
Frase errada: Pedro namora com Bruna.
Frase correta: Pedro namora Bruna.
Inclusive aquela famosa frase:
Você quer namorar comigo?
O verbo namorar não trabalha a preposição com, o correto é:
Você quer me namorar?
Casar já usa a preposição com.
Exemplos:
Você quer casar comigo?
Pedro casou com a Maria
Assistir
O verbo assistir é extremamente perigoso e pode ter três classificações:
- VTD – no sentido de ajudar
- VTI (preposição a) – no sentido de presenciar e no sentido de pertencer
- VI – quando estiver no sentido de morar
Na prática funciona:
O médico assistiu o paciente.
O verbo assistir no sentido de ajudar é uma visão tradicional da gramática, que é uma visão ortodoxa, mas existe uma visão não ortodoxa avaliada por alguns gramáticos como Arnaldo Niskier, Manoel Pinto Ribeiro, Celso Pedro Luft. As bancas FCC e Cespe costumam utilizar muito o dicionário de regência do Celso Pedro Luft, por isso é bom ficar atento, pois pode ser que caia na sua prova. Segundo o Celso, o verbo assistir no sentido de ajudar, além de ser transitivo direto ele pode ser verbo transitivo indireto regido pela preposição.
Exemplo: O médico assistiu ao paciente.
VTI OI
Muda a regência, mas o verbo de ajudar é mantido
Frase errada: Jhoni assistiu o filme.
Frase certa: Jhoni assistiu ao filme. (sentido de ver)
Este é um direito que assiste a você. (sentido de pertencer)
VTI OI
Dica importante para o verbo assistir:
VTI presenciar– lhe (o pronome lhe não pode ser utilizado)
pertencer – lhe (o pronome lhe pode ser utilizado), corresponde a ele, a ela (com preposição)
Exemplo:
Dei flores a Maria.
Dei flores para a Maria.
Pode dizer: Dei-lhe flores.
E ainda, existe a possibilidade de entrar para preposição em.
João de um soco em José.
João deu-lhe um soco.
Verbo visar
O verbo visar pode ser:
- VTD – no sentido de mirar/dar visto
- VTI (preposição a) – no sentido de desejar
- VTD – no sentido de desejar para Celso Pedro Luft
Exemplo:
O policial visou o alvo.
VTD OD
O gerente visou o cheque do cliente.
Jhony visa ao cargo de coordenador.
VTI OI
Jhoni visa o cargo de coordenador.
VTD (no sentido de desejar para Celso Pedro Luft)
Dica
Esta dica é valiosíssima e você tem que seguir. Transcreva os verbos para você memorize porque está mais do que comprovado que o processo de aquisição do conhecimento está diretamente ligado ao processo de escrita. Portanto, ‘bora’ escrever.
Confira mais detalhes na aula de regência verbal abaixo:
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