Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona — Aprenda De Uma Vez Por Todas
A acentuação tônica está presente na maior parte das provas de concursos públicos, porém muitos concurseiros ainda se confundem com as classificações. Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona, como identificar a sílaba tônica de uma palavra? Nunca mais se confunda e gabarite as questões lendo este artigo!
O que é oxítona, paroxítona e proparoxítona?
Toda palavra recebe uma classificação dependendo da localização da sílaba tônica, entre elas estão a oxítona, paroxítona e proparoxítona. A acentuação tônica é feita na sílaba pronunciada com mais ênfase. Sendo assim, oxítona, paroxítona e proparoxítona são as possíveis classificações de uma palavra com relação a sua sílaba tônica, para então efetuar a acentuação gráfica. Uma dica bastante popular para descobrir qual é a sílaba tônica é fazer o exercício de chamar as palavras. Assim, ao fingir que você está “chamando” uma palavra, como faz ao chamar uma pessoa, você estende a sílaba tônica. Exemplo: “Mamãooo”; “Camêêêlo” e “Bexiiiga”. A seguir, vamos explicar melhor cada uma delas com mais exemplos.
Oxítona
As palavras que possuem acentuação tônica na última sílaba, chamam-se oxítonas. Alguns exemplos são:
- maçã (ma-çã);
- tatu (ta-tu);
- jiló (ji-ló);
- trator (tra-tor);
- juiz (ju-iz);
- saber (sa-ber);
- baú (ba-ú);
- troféu (tro-féu).
Regras de acentuação de palavras oxítonas
Não devem ser acentuadas as palavras terminadas em: r, -l, -z, -x, -i, -u, -im, -um e -om. Porém, as palavras terminadas em -á(s), -é(s), -ó(s), -ém(ns), -ói(s), -éu(s) e -éi(s) devem ser acentuadas. Também são acentuadas as formas verbais oxítonas terminadas em -a, -e, -o e tônicos ligados às formas pronominais enclíticas -lo, -la, -los, -las — que são palavras curtas e átonas que se unem foneticamente à palavra que precede. Veja exemplos:
- dispô-lo;
- vendê-lo;
- acariciá-lo.
Porém, há mais uma regra: quando terminadas em i, apenas são acentuadas graficamente se a vogal “i” fizer parte de um hiato. Ou seja, quando há duas vogais juntas, mas em sílabas vizinhas:
- substituí-lo;
- atraí-lo.
-
Paroxítonas
São classificadas como paroxítonas palavras em que a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra:
- jiboia (ji-boi-a);
- mesa (me-sa);
- ciúme (ci-ú-me);
- proibido (pro-i-bi-do);
- revólver (re-vól-ver);
- sótão (só-tão);
- juízo (ju-í-zo);
- felicidade (fe-li-ci-da-de).
Regras para a acentuação de palavras paroxítonas
Acentua-se graficamente somente as palavras paroxítonas terminadas em -r, -l, -n, -x, -ps, -ã(s), -ão(s), -um(ns), -om(ns), -us, -i(s), -ei(s). As terminações restantes não recebem acentuação.
Mudanças devido ao acordo ortográfico
Com o novo acordo ortográfico, alguns acentos que deveriam existir devido às regras não são mais utilizados, como é o caso do acento agudo nos ditongos (encontro vocálico de duas vogais) abertos “oi” e “ei”. Antes do acordo ortográfico: idéia; vôo; geléia; jóia. Depois do acordo ortográfico:
- ideia;
- voo;
- geleia;
- joia.
Proparoxítonas
Quando a antepenúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica, elas são chamadas de proparoxítonas. Entre elas estão as palavras:
- tóxico (tó-xi-co);
- hipótese (hi-pó-te-se);
- lúdico (lú-di-co);
- matemática (ma-te-má-ti-ca);
- científico (ci-en-tí-fi-co);
- dúvida (dú-vi-da);
- flácido (flá-ci-do);
- ótimo (ó-ti-mo).
Regras para a acentuação de palavras proparoxítonas
Para as proparoxítonas, a regra de acentuação é muito simples, pois todas as palavras recebem acento gráfico.
Erros de prosódia
Existem algumas palavras proparoxítonas que falamos de forma errada no dia a dia que podem confundir na hora de identificar a tônica. Isso justamente por darmos ênfase na sílaba que não é a tônica de fato. Esse erro é chamado de prosódia. Veja exemplos:
- rubrica: acredite, rubrica com ênfase no “rú” está errado, a tônica na verdade é o “bri”;
- recorde: é difícil encontrar quem não fale “récorde”, porém a tônica da palavra é o “cór”.
Outro erro comum, principalmente se utilizar a técnica de chamar a palavra para identificar a sílaba tônica, é achar que “gratuito” é uma proparoxítona. Na realidade, isso ocorre pela forma errada de pronunciar essa palavra — muitas pessoas falam “gratuíto”, com ênfase no “í”.
Como as regras de acentuação aparecem nos concursos públicos?
Para poder acertar as questões de acentuação dos concursos não tem segredo, é preciso memorizar. Uma forma simples de fixar as regras na mente é guardando pelo menos um exemplo de palavra de cada classificação, ou seja, oxítona, paroxítona e proparoxítona. As questões das provas solicitam, muitas vezes, comparativos entre palavras, então é preciso atenção para não confundir as regras e achar que palavras parecidas devem ser acentuadas da mesma forma. Continue acompanhando os conteúdos do blog do Focus Concursos para aprender mais sobre os assuntos cobrados em concursos públicos. Se você quer intensificar mais ainda seus estudos, conheça os cursos de Língua Portuguesa para concurso.