O Que Estudar Para Concurso Público? Conheça As Principais Matérias!
Para poder gabaritar no certame, é preciso, primeiramente, saber o que estudar para concurso público — e começar com antecedência. Uma forma de otimizar o tempo de estudo é focar nas disciplinas que geralmente possuem maior peso na nota final.
Então, para você que quer passar em um concurso público, confira quais são os conteúdos e temas que aparecem com mais frequência nas provas.
O que estudar para concurso público? Veja as matérias base
Estudar para concurso público exige dedicação, pois são vários assuntos abordados e é preciso estar preparado na hora da prova para conter o nervosismo.
Pensando nisso, neste artigo você saberá o que estudar para concurso público, a partir das matérias cuja maior pontuação é utilizada como critério de desempate entre candidatos.
Língua Portuguesa
A disciplina está presente em todos os concursos, estudá-la é fundamental. O que mais cai:
-
interpretação de texto: texto base, seguido de perguntas para avaliar a interpretação do candidato;
-
morfologia: conhecimento sobre o uso correto de verbos, pronomes, conjunções e preposições;
-
sintaxe da oração: funções e termos das orações.
Muitos subestimam essa como uma parte fácil da prova, porém é comum cometer erros por excesso de confiança e falta de atenção. Confira em nosso blog 20 Temas de Língua Portuguesa que mais caem nos concursos.
Matemática
Essa matéria é temida por muitos, porém é possível garantir os pontos com alguns macetes e, é claro, dedicação no estudo.
Os temas mais frequentes são:
-
geometria básica: cálculo de área e de volume;
-
probabilidade: analisando uma situação, deve-se calcular quais são as chances de se obter determinado resultado;
-
progressão aritmética e geométrica: conhecimento do cálculo da razão.
A melhor forma de se preparar para as perguntas de matemática é praticando a resolução de questões de provas anteriores, pois não é incomum aparecerem problemas de edições passadas.
Raciocínio Lógico
De longe não é a favorita dos concurseiros, no entanto é possível aperfeiçoar o desempenho em raciocínio lógico com a prática. Os pontos de avaliação mais recorrentes são:
-
interpretação de texto: alguns perguntas usam um texto médio como base;
-
raciocínio rápido: não se pode perder muito tempo tentando resolver;
-
capacidade para seguir procedimentos;
-
habilidade para fazer comparações e conexões.
Informatica
A matéria de informática consiste basicamente em decorar processos dentro dos programas, como estes estão em constante atualização, busque questões recentes de outros concursos.
Os assuntos mais cobrados são:
-
segurança e proteção: vírus e conceitos
-
sistemas operacionais: Windows e Linux
-
aplicativos de escritório: LibreOffice e Office
Direito Constitucional
Na área de Direito Constitucional as questões são adaptadas de acordo com o cargo que a prova é destinada. Mas de forma geral, o que acaba sendo mais recorrente é:
-
os três poderes;
-
organização do Estado;
-
Direitos e Garantias Fundamentais.
Direito Administrativo
Para Direito Administrativo, é interessante acompanhar o noticiário nos meses que antecedem a prova, pois os temas estão bastante alinhados às principais discussões na área. No ano de 2020, os assuntos que mais caíram em Direito Administrativo foram:
-
licitações e Contratos;
-
lei de Improbidade Administrativa;
-
atos Administrativos;
-
administração Direta e Indireta.
Desta forma, estudando essas principais matérias, já é possível ter um bom preparo para as provas. O mais importante é não desistir, por mais difícil que as questões possam parecer em um primeiro momento.
Aqui no Focus Concursos você encontra cursos que irão fornecer o conhecimento necessário para alcançar a sua aprovação. Aproveite agora mesmo para se inscrever e começar a sua preparação!