INSS: O que causa a fila do INSS? O uso da Força Militar vai ajudar?
Nesses últimos dias, um dos assuntos mais discutidos é referente ao decreto de Hamilton Mourão que pretende chamar os 7.000 militares de reserva para reforçar o atendimento no INSS. O decreto prevê a contratação dos militares para ajudar na análise de 1,3 milhão de requerimento de serviços sociais e previdenciários que estão atrasados, porém existe um questionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) para ver se isso pode ser feito ou não.
Você sabia que o INSS recebe 1 milhão de novos pedidos ao mês? Esses pedidos são de solicitações de idosos por aposentadoria, de viúvos por pensão, de mulheres por auxílio maternidade e de pessoas com deficiência e idosos de baixa renda pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O que causou essa fila foi o anúncio da Reforma da Previdência, acúmulo de pedidos e as regras de aposentadoria. Por conta disso que o Governo anunciou o reforço juntamente com os militares com a intenção de reduzir as filas do INSS.
Os militares serão treinados na própria agência que vão atuar e irão desempenhar as seguintes tarefas:
– organização de agências;
– triagem;
– emissão de senhas;
– emissão de extratos;
– recepção e digitação de documentos.
Ou seja, eles não vão fazer a análise dos processos, esse trabalho quem continuará fazendo serão pelos concursados de Analista de Carreiras do INSS.
Quer saber mais detalhes referente ao decreto de Mourão? Confira a videoaula abaixo, no qual a professora Carla Kurz vai esclarecer todos os detalhes referente a essa polêmica. Fique ligado que a aula está cheia de informações úteis, assista agora!
Quer muito mais conteúdo grátis?
Inscreva-se em nosso canal do Youtube.