Entenda como funciona um concurso público!
Parece brincadeira que em 2020 ainda existam pessoas que não sabem como funciona um concurso público. Ou melhor, me deixe começar de novo: Parece brincadeira que em 2020 ainda existam concurseiros que não sabem como funciona um concurso público!
Mas é uma realidade. Muitos candidatos caem de paraquedas no mundo dos concursos sem antes sequer se informar dos processos de um certame, ou seja, fórmula para um desastre! Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois hoje vamos te mostrar como funciona um concurso público, para não restarem dúvidas? Vamos lá?
O que é o concurso público?
Antes de mais nada, é necessário compreender o que é um concurso público, qual sua finalidade. De forma resumida, o concurso público é um processo seletivo que avalia a competência dos candidatos que concorrem para um cargo efetivo em uma entidade governamental.
Por se tratar de um certame para o funcionalismo público é necessário um processo seletivo mais complexo. Por este motivo, todas as etapas do concurso são preparadas, geralmente, por uma empresa especializada, que cuida da etapa da prova, e as demais avaliações ficam por conta das áreas de RH legalmente designadas.
O concurso público então é utilizado para testar os conhecimentos dos candidatos, de acordo com o cargo para o qual estão concorrendo. Isso evita que parentes e conhecidos de pessoas influentes, como políticos, ocupem cargos públicos.
As carreiras públicas mais comuns no Brasil são nas áreas de:
- Educação;
- Saúde;
- Tribunais;
- Segurança Pública;
- Auditoria.
Mesmo no caso de funções ou cargos temporários, um certame ainda é exigido. Conheça os cursos de carreiras do Focus Concursos e se prepare com os melhores professores e especialistas do país!
Quem pode fazer um concurso público?
Após compreender o que é um concurso público, é necessário saber se você atende aos requisitos para participar de um. Por que isso é importante? Você não vai querer dedicar horas de estudo e preparo para um concurso e, no momento de tomar posse do cargo descobrir que não preenche todos os requisitos, não é mesmo?
De fato existem alguns requisitos para quem deseja fazer um concurso, porém variam de edital para edital. A maioria dos certames costumam exigir apenas maior idade na data de posse, além de direitos políticos em dia, assim como obrigações militares e eleitorais.
Atenção à idade mínima: esse é um requisito que pode variar, de acordo com o concurso. Isso porque alguns órgãos exigem mais de 18 anos para a posse ou até uma idade máxima para atuar na posição. Há ainda editais que cobram altura mínima e máxima.
Outro requisito importante de se prestar atenção antes de se inscrever em um concurso é o nível de escolaridade exigido, isso porque alguns concursos são de nível médio e outros de nível superior.
Como é realizado um concurso público?
O processo de um concurso público não se resume em edital e prova. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, existem outras etapas importantes antes do concurseiro sentar em frente ao exame. São elas:
Necessidade de novos servidores
Uma das primeiras etapas para realizar um concurso público é o órgão governamental identificar um déficit no quadro de servidores públicos da instituição. A partir disso se entende a necessidade de novos servidores, seja por motivo de aposentadorias ou realocações.
Autorização do concurso
O segundo passo é solicitar o certame ao Ministério do Planejamento, o pedido pode ser autorizado ou não, dependendo da avaliação realizada. Caso o pedido seja autorizado, é nesse momento em que o número de vagas ofertadas será definido.
Comissão organizadora
Uma etapa importante para qualquer concurso é a definição da comissão organizadora, que irá acompanhar todo o processo do certame. A escolha da comissão é feita pelo órgão governamental logo após a autorização do concurso.
Banca examinadora
A banca examinadora é a empresa especializada contratada para a realização do concurso. É uma escolha feita pela comissão organizadora. A sua definição dá luz para como será a estrutura do certame, assim como definirá o estilo da prova.
Edital
Somente após a aprovação do concurso, escolha da comissão e banca, é que o edital será desenvolvido e publicado. É o documento que traz todas as informações sobre o concurso: requisitos, conteúdo exigido, etapas e todas as informações necessárias para que os concurseiros se inscrevam e realizem a prova.
A publicação do edital é feita pelo Diário Oficial e é fundamental que quem quer prestar a prova o leia atentamente. Após a publicação do edital ainda existem algumas etapas como a candidatura, realização da prova, convocação e posse.
Agora que já sabe como funciona um concurso público fica muito mais fácil escolher a carreira que pretende seguir e como se informar sobre cada parte do certame. O importante é se manter sempre muito bem informado e, claro, começar os estudos antes mesmo do edital ser publicado!
Comece agora mesmo a estudar e se preparar para o concurso dos seus sonhos com o Focus Concursos. Clique aqui e conheça nossos planos de assinatura e escolha o que melhor combina com você!