Crime Formal — O Que É e Como Pode Ser Cobrado Em Concurso Público?
Um dos temas solicitados nas questões de Direito Penal nos concursos públicos é o de crime formal. Esse assunto exige atenção dos candidatos, pois é preciso saber muito bem a sua definição, aplicação e contexto. Para conquistar o conhecimento necessário para a aprovação da prova, leia o artigo atentamente.
O que é crime formal?
Segundo o Direito Penal brasileiro, é quando uma ação em si é criminosa. Independentemente do resultado, o comportamento já é a própria consumação do crime. Para exemplificar o que é crime formal, dentro do código penal são consideradas ações criminosas:
- “Art. 148 — Privar alguém de sua liberdade, mediante sequestro ou cárcere privado.”;
- “Art. 16 — Adquirir, guardar ou trazer consigo, para o uso próprio, substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.”;
- “Art. 147 — Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave.”
Outro tema semelhante que pode trazer dúvida é o de crime material. Continue a leitura para garantir uma total compreensão do assunto.
Qual a diferença entre crime formal e material?
Como explicado anteriormente, o crime formal consiste na ação. Quando falamos de crime formal e material, a grande diferença é que o denominado como material necessita do resultado naturalístico para a consumação do crime. Algumas exemplificações de crime material constam nos artigos da mesma lei:
- “Art 121 — Matar alguém.”;
- “Art. 157 — Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.”.
Se não houver a consumação desses atos, não há condenação de crime.
Como o conhecimento de crime formal é cobrado nos concursos públicos
Para garantir uma resolução correta das questões sobre o assunto, é essencial o estudo dos artigos do código penal e leis.
Para saber quais os incisos que possuem maior probabilidade de aparecerem nas provas, uma dica é acompanhar o que está sendo discutido na TV Senado e também nos principais noticiários nacionais. As questões sempre partem de leis e artigos, então não é necessário interpretar uma situação hipotética. Basta interpretar ou memorizar que um crime desse tipo não precisa produzir um resultado para ser julgado.
Prepare-se para o concurso dos seus sonhos com materiais sempre atualizados. O assinante do Focus Concursos tem acesso a mais de 1.200 cursos preparatórios para concursos, todos atualizados conforme o último edital. Conheça os planos de assinatura ilimitada para concursos públicos.