Conhecimentos Bancários ━ O que É e Como Se Preparar
Quem deseja ingressar em alguma carreira no mercado financeiro precisa estudar conhecimentos bancários. Essa disciplina frequentemente aparece nos concursos públicos da área e é bastante relevante para o exercício da profissão.
Se você ainda está um pouco perdido nesse assunto, continue no texto que nós, do Focus Concursos, iremos te explicar o que são os conhecimentos bancários e como se preparar para essa prova!
Neste artigo você verá:
-
o que são conhecimentos bancários?;
-
quais assuntos são cobrados nessa matéria?;
-
-
como se preparar para a prova de conhecimentos bancários?;
-
1. leia atentamente o edital;
-
2. estude resolvendo questões;
-
3. monte um plano de estudos;
-
4. realize simulados;
-
5. conheça a banca.
-
O que são conhecimentos bancários?
Os conhecimentos bancários são todas as informações, regras e conhecimentos que estão relacionados ao universo das instituições bancárias. Quem deseja seguir carreira nessa área precisa estar por dentro de todos esses assuntos para progredir profissionalmente.
Dessa forma, a prova de conhecimentos bancários é bastante importante, pois comprova que o participante realmente está apto a assumir a função que está pleiteando.
O que é cobrado nessa matéria?
Os assuntos mais cobrados de conhecimentos bancários são:
-
a Estrutura do Sistema Financeiro Nacional, que é composto pelo Conselho Monetário Nacional, Comitê de Política Monetária (COPOM), Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários;
-
noções dos produtos bancários, como cartão de crédito e débito, caderneta de poupança, crédito ao consumidor, capitalização, crédito rural, investimentos, previdências e seguros;
-
noções sobre o Mercado de Capitais e de Câmbio;
-
as Garantias do Sistema Financeiro Nacional, como fiança, aval, penhor mercantil, hipoteca, fianças bancárias, Fundo Garantidor de Crédito (FGO), alienação fiduciária e aval.
-
conceitos e etapas dos crimes de lavagem de dinheiro, bem como a legislação relacionada à prevenção e combate;
-
autorregulação bancária;
-
como funciona a abertura e movimentação de contas;
-
conhecimentos relacionados à pessoa física e pessoa jurídica, como representação e domicílio, capacidade e incapacidade civil;
-
assuntos relacionados a cheques, como circulação, compensação, cruzamento, endosso e requisitos essenciais;
-
Sistemas de Pagamentos Brasileiros;
-
noções de política econômica e monetária e formação da taxa de juros;
-
mercado financeiro, monetário e de crédito;
-
mercado de capitais;
-
câmbio;
-
correspondentes bancários.
Como se preparar para a prova de conhecimentos bancários?
O conteúdo é bastante extenso, por isso é preciso de muita organização e dedicação para dar conta de tudo. Confira as dicas a seguir para saber como estudar para o concurso da prova de conhecimentos bancários.
1. Leia atentamente o edital
O primeiro passo para se preparar para um concurso público é ler o edital com bastante atenção. Lá estarão todas as informações que você precisa para realizar a prova. Confira quais assuntos serão cobrados e monte o seu plano de estudos com base nele.
2. Monte um plano de estudos
Montar um plano de estudos é fundamental para quem quer se dar bem nos concursos públicos. Ele é um instrumento poderoso de organização e de acompanhamento dos seus estudos.
Para elaborar um você pode utilizar um planner, o Google Agenda ou até mesmo um caderno. Nele organize todos os assuntos que você precisa estudar em cada dia da semana e então é só seguir o seu planejamento.
3. Estude resolvendo questões
Boa parte do nosso aprendizado ocorre quando estamos praticando o conhecimento aprendido. Por isso, é muito importante estudar resolvendo questões. Dessa forma, o seu cérebro exercita e consolida tudo aquilo o que viu nas aulas.
No seu plano de estudos, reserve um tempo que deve ser dedicado à resolução de questões de provas passadas.
4. Realize simulados
Realizar simulados é uma ótima forma de fixar o aprendizado e ainda treinar vários outros pontos importantes para a realização do concurso público, como:
-
tempo de prova: os simulados são cronometrados, dessa forma você consegue ver quanto tempo gasta para resolver as questões e com a prática é possível ir otimizando;
-
estratégia de prova: realizando vários simulados é possível perceber qual estratégia funciona melhor para você, como começar pelas questões mais difíceis ou pelas mais fáceis, fazer a redação antes ou depois da prova objetiva, decidir por qual matéria começar, etc;
-
condicionamento físico: prestar concursos requer certa resistência por parte dos candidatos, afinal são provas extensas, com muita leitura e várias horas sentado na cadeira;
-
psicológico: muitas pessoas falham nos concursos públicos por ansiedade e nervosismo. Por isso, realizar simulados coloca você em uma situação de prova, no qual você tem a oportunidade de trabalhar esses pontos para que eles não te atrapalhem no dia do exame.
5. Conheça a banca
Por fim, conhecer a banca examinadora é muito importante para saber o estilo de cobrança que será exigido na prova. Por isso, é muito importante que você realize as provas antigas do concurso que deseja fazer.
Para se preparar ainda mais para o concurso que você deseja realizar, confira os cursos de carreiras bancárias do Focus Concursos e tenha acesso a um conteúdo completo!