Concurso Polícia Federal: diretor-geral defende editais periódicos
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, informou que pretende solicitar um novo concurso PF após o CFP. Além disso, ele defende a realização de editais periódicos, mesmo que com poucas vagas.
“Um pleito nosso é que a Polícia tenha concursos anuais, concursos periódicos, com menor quantidade de vagas, mas concursos periódicos de maneira que a gente consiga sempre – não só repor aqueles quadros que vão se aposentando -, mas também, incrementar o nosso efetivo que, hoje, é de apenas 15 mil servidores”, disse Andrei.
A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso atual e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal afirmou o ministro Flávio Dino.
O concurso da Polícia Federal é uma das oportunidades mais almejadas pelos concurseiros que desejam seguir uma carreira no serviço público. A PF é uma das instituições mais importantes do país, responsável por garantir a segurança pública, combater a criminalidade e preservar a ordem social.
O atual pedido de concurso enviado pela PF para a área Administrativa soma 734 vagas, sendo 559 vagas para o nível médio, no cargo de agente administrativo, e 175 vagas para o nível superior, em vários carreiras,
O último edital do concurso da Polícia Federal foi publicado em 2021 e ofertou 1.500 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado. A seleção registrou 321.615 inscritos nos cargos.
Os cargos de Escrivão, Agente e Papiloscopista da Polícia Federal exigem Nível Superior em qualquer área de formação, 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação e CNH na categoria B ou superior.
Já o cargo de delegado exige:
- Bacharelado em Direito
- Ter atividade jurídica ou policial de 3 anos (comprovados);
- Ter 18 anos, no mínimo;
- Possuir CNH na categoria “B” ou superior.
os candidatos inscritos são avaliados por meio de:
- Provas objetivas e discursivas (eliminatória e classificatória);
- Exame de Aptidão Física (eliminatório);
- Avaliação Médica (eliminatório);
- Prova Oral (eliminatória e classificatória, somente para Delegado);
- Prova Prática de Digitação (eliminatório, somente para Escrivão);
- Avaliação de Títulos (classificatória); e
- Avaliação Psicológica (eliminatória).
Os aprovados em todas as etapas do concurso da polícia federal são então inscritos no Curso de Formação Profissional, ofertado pela Academia Nacional de Polícia.
O curso tem duração de 5 meses, equivalente a 850 horas-aula e ocorre no regime de internato parcial. Durante o curso, os alunos recebem bolsa de 50% do valor da remuneração.
Tenha acesso a TODOS os cursos
Com a Plataforma Focus, você terá acesso a todos os cursos específicos para cada concurso público. O acesso é ilimitado à plataforma mais completa do Brasil. Você pode estudar com o curso que desejar, dentre os disponíveis em nosso site. ➔ Acesse https://bit.ly/assinaturaFocusConcursos
Principais informações do Concurso Polícia Federal
- Órgão: Polícia Federal
- Situação: em pauta
- Vagas: a definir
- Cargo: a definir
- Remuneração: até R$ 30.936,91
- ACESSE AQUI O CURSO PREPARATÓRIO
Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram
O Focus Concursos lançou um grupo de estudos no Telegram exclusivo para o concurso público. Participe!
Grupo 1: Focado em Estudos e Aulas Gratuitas. Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.
O concurso da Polícia Federal é uma oportunidade única para quem busca estabilidade, segurança e uma carreira no serviço público. Com requisitos claros e um processo seletivo rigoroso, a PF busca selecionar os melhores profissionais para garantir a segurança e a ordem no país. Se você tem interesse em seguir essa carreira, comece a se preparar desde já, estudando as disciplinas exigidas e se preparando para as etapas do concurso. Lembre-se de que a preparação é fundamental para alcançar o sucesso nesse desafiador processo seletivo. Boa sorte!