Concurso PMBA: governador afirma que edital será publicado na próxima semana para 2 mil vagas
Na noite da última terça-feira (08), o governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que o edital do concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia) será publicado no dia 16 de outubro, na quarta-feira da próxima semana, O processo seletivo será para o cargo de soldado. Vale lembrar que desde o dia 18 de setembro, a seleção para PM já está com a banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
De acordo com informações preliminares, ao todo serão oferecidas 2 mil vagas, sendo 1 mil para preenchimento em abril de 2020 e 1 mil para abril de 2021. Para ingressar na Polícia Militar da Bahia é preciso ter ensino médio, idade de 18 a 30 e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, além de carteira de habilitação CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B. A remuneração inicial do cargo é de R$ 2,5 mil.
Quer saber como se preparar para este concurso PM BA de forma completa?
Clica no link abaixo e conheça nosso curso de preparação específica:
SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR | PM/BA
Conforme o último edital, as atribuições do soldado da PM BA são executar o policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos; exercer a missão do policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos.
Saiba como foi o último concurso PM BA
O último concurso PM/BA para soldado ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 2 mil vagas, sendo 1.819 para homens e 181 mulheres. A banca organizadora foi o Instituto de Formação e Capacitação (IBFC), com vagas destinadas para as cidades de Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.
A seleção foi composta de provas objetivas, prova dissertativa, avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentos e investigação social.
Em conhecimentos gerais foram abordados temas sobre língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, história do Brasil, geografia do Brasil e Atualidades. Em conhecimentos específicos, noções de direito constitucional, noções de direitos humanos, noções de direito administrativo, noções de direito penal e noções de igualdade racial e de gênero.
A parte objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos.
Prepare-se de forma total e irrestrita com nosso acervo de mais de 900 cursos atualizados.