Concurso MP PA: órgão precisará escolher nova banca
O edital do concurso MP PA (Ministério Público do Pará), inicialmente previsto para ser liberado em novembro, deve demorar um pouco mais para ser publicado. Acontece que, no último dia 9 de janeiro, o órgão publicou uma portaria determinando rescisão unilateral com a banca já escolhida, que seria o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap). Desta forma, uma nova empresa deverá ser confirmada em breve. De qualquer forma, na última quinta-feira, 23 de janeiro, o proucurador-geral do orgão, Gilberto Martins, voltou a reforçar que a seleção ocorrerá ainda em 2020, durante reunião do colégio de procuradores.
A seleção será para o preenchimento de 165 vagas, sendo 15 para preenchimento imediato e 150 cadastros de pessoal, para o cargo de auxiliar de administração.
Para concorrer ao cargo é necessário apenas possuir ensino médio completo, com remuneração inicial de R$ 2.849,83 para jornada de 30 horas semanais.
O edital de licitação para escolha da banca determina que o prazo de inscrições deverá ser de, pelo menos, 30 dias, com atendimento somente pela internet, na página eletrônica da banca.
O concurso terá provas de Múltipla Escolha e Discursiva (Redação) que serão realizadas nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Soure, Santarém e Tucuruí.
A seleção terá validade pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogada uma vez, pelo mesmo período
Concurso MP PA – Saiba como deverão ser as provas
De acordo com o primeiro edital de licitação do concurso MP PA, os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva contando com 70 questões e redação. Do total de questões, 30 versarão sobre conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.
Conhecimentos gerais contará com temas sobre língua portuguesa, noções de informática, regime jurídido único dos servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações públicas do estado do Pará, e Lei Orgânica do MP/PA.
Já em conhecimentos específicos, os temas serão sobre noções de administração pública, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo e noções de direito civil.
Somente serão corrigidas as redações dos primeiros 500 colocados em cada região, desde que atingido um mínimo de 60% da nota tanto de conhecimentos gerais quanto de conhecimentos específicos.
Também serão considerados os participantes empatados dentro desse limite.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.
Último concurso MP PA
O último concurso MP PA para cargos administrativos ocorreu em 2012. Na ocasião, a oferta foi de 283 vagas, para cargos de níveis médio, técnico e superior, para as carreiras de auxiliar de administração, técnico em informática, analista de sistemas nas áreas de suporte de banco de dados, desenvolvimento, suporte a rede de computadores e modelagem de sistemas, biblioteconomia, contador, pedagogo, arquiteto e analista jurídico.
A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).