Concurso CEF é confirmado! O que devo fazer?
O novo edital da Caixa Econômica Federal (Concurso CEF) está confirmado e os interessados em participar do próximo devem iniciar os estudos imediatamente, já que a previsão é que a concorrência do certame será grande!
Para conquistar a aprovação no Concurso CEF (Caixa Econômica Federal), é recomendado criar uma rotina de estudos sólida, organizando seu tempo de acordo com suas atividades diárias e estabelecer um cronograma de estudos em que as matérias sejam separadas de acordo com suas prioridades e dificuldades, pois nenhum conteúdo pode ser deixada de lado.
Nesta matéria, mostraremos a estrutura da prova do concurso da Caixa Federal, explicando um método para criar seu cronograma de estudo.
Principais informações do Concurso CEF
- Órgão: Caixa Econômica Federal
- Situação: banca em definição
- Vagas: a definir
- Cargos: TI e Técnico Bancário (previsão)
- Remuneração: R$3.597 + benefícios (último concurso Caixa)
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De acordo com informação apurada pela equipe de jornalismo da Focus Concursos a Caixa vai divulgar em 2024 dois editais, sendo um para a área da Tecnologia da Informação e outro para o cargo de Técnico Bancário tradicional.
Quanto ganha Técnico Bancário CEF?
A remuneração inicial da Caixa é de R$3.597 e além do salário atrativo, a Caixa oferece uma série de benefícios e vantagens aos seus funcionários, como auxílio alimentação, auxílio creche, plano de saúde, previdência complementar, entre outros:
- Auxílio refeição/alimentação de R$ 1.813,84, sendo composto por R$ 799,38 para cesta-alimentação e R$ 1.014,46 para refeição;
- Auxílio 13ª Cesta Alimentação: R$ 654,87;
- Auxílio Creche/Babá: R$ 502,98;
O Vale-transporte não há valor fixo, pois depende do município em que o cargo está lotado, porém o custeio pelo servidor é de 4% do seu salário base e o banco arca com o valor excedente. O servidor ainda tem participação nos lucros da instituição, plano de saúde e plano de previdência complementar. Deste modo, o salário de um concursado da Caixa pode ultrapassar os R$ 6 mil.
A Caixa Econômica Federal já entrou em contato com ao menos duas grandes organizadoras para tratar de detalhes a respeito do concurso CEF que deverá contemplar a carreira de técnico.
Conhecer o estilo as bancas organizadoras dos últimos concurso também é um excelente ponto para fazer uma boa prova. Com isso, o candidato pode administrar a solução das questões e otimizar o tempo de prova.
Caso seja mantida a estrutura do concurso CEF, a prova objetiva da próxima seleção para técnico bancário deverá contar com as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa – dez questões (um ponto cada);
- Matemática Financeira – dez questões (um ponto cada);
- Conhecimentos Bancários – dez questões (um ponto cada).
Conhecimentos Específicos
- Noções de Probabilidade e Estatística – cinco questões (um ponto cada);
- Conhecimentos de Informática – dez questões (um ponto cada);
- Atendimento Bancário – 15 questões (um ponto cada).
Para mandar bem na prova, é necessário estabelecer um cronograma de estudos realista e que se adeque à sua rotina. Você pode distribuir as matérias em blocos e definir metas diárias ou semanais. Isso ajudará a manter o foco e a disciplina nos estudos.
Além disso, estabeleça um tempo para estudar as matérias específicas do concurso, como conhecimentos bancários, estatística e matemática financeira, entre outras.
O último concurso CEF (Caixa Econômica Federal) para técnico bancário, foi realizado em 2014. Compreender todos os detalhes do conteúdo programático, dará uma base sólida para direcionar seus estudos e conquistar a aprovação. Confira a seguir o conteúdo programático do último edital:
LÍNGUA PORTUGUESA
1 – Compreensão e interpretação de textos. 2 – Tipologia textual. 3 – Ortografia oficial. 4 – Acentuação gráfica. 5 – Emprego das classes de palavras. 6 – Emprego do sinal indicativo de crase. 7 – Sintaxe da oração e do período. 8 – Pontuação. 9 – Concordância nominal e verbal. 10 – Regência nominal e verbal. 11 – Significação das palavras. 12 – Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). 13 – Colocação do pronome átono.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
1 – Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas. 3 – Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 5 – Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto. 6 – Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 4 – Internet banking. 5 – Mobile banking. 6 – Open banking. 7 – Novos modelos de negócios. 8 – Fintechs, startups e big techs. 9 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 10 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 11 – Correspondentes bancários. 12 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 13 – Transformação digital no Sistema Financeiro. 14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 15 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 16 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 17 – Noções de Mercado de capitais. 18 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 19 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 20 – Taxas de câmbio nominais e reais; 21 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 22 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 23 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 24 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 25 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 26 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 27 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei no 9.613/98 e suas alterações; Circular no 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular no 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações. 28 – Autorregulação bancária. 29 – Sigilo Bancário: Lei Complementar no 105/2001 e suas alterações. 30 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei no 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 31 – Legislação anticorrupção: Lei no 12.846/2013 e Decreto no 8.420/2015 e suas alterações. 32 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet); Código de Conduta da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet). 33 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet). 34 – Lei no 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque). 35 – Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 36 – Lei Complementar no 7/1970 (PIS). 37 – Lei no 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento (GRF). 38 – Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 39 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 40 – Sistema de pagamentos brasileiro.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
1 – Representação tabular e gráfica. 2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 3 – Cálculo de probabilidade. 4 – Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. 5 – População e amostra. 6 – Correlação linear simples.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
1 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365). 2 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN no 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 7 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 8 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
ATENDIMENTO BANCÁRIO
1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 – Gestão da qualidade em serviços. 8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 10 – Ética e conduta profissional em vendas. 11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 12 – Utilização de canais remotos para vendas. 13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016. 15 – Resolução CMN no 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 16 – Resolução CMN no 3.694/2009 e alterações. 17 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. 18 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei no 8.078/1990 (versão atualizada).
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