fbpx

Concurso Abin: 74% de cargos vagos

Concurso Abin: 74% de cargos vagos
Abin: Fachada da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) - Brasília/DF

Na última quinta-feira, 4, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou a indicação de Luiz Fernando Corrêa como novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em seu primeiro pronunciamento, Corrêa alertou para uma preocupante estatística: a agência conta atualmente com 74% de cargos vagos em seu quadro de pessoal.

Essa porcentagem representa uma lacuna significativa na capacidade operacional da Abin e representa um grande desafio para Corrêa, que assume a liderança da agência em um momento de grandes mudanças e desafios para o setor de inteligência no Brasil e no mundo.

Segundo o novo diretor-geral, a falta de pessoal é um dos maiores obstáculos que a Abin enfrenta em sua missão de coletar e analisar informações estratégicas para a defesa dos interesses nacionais. Para Corrêa, é fundamental que sejam tomadas medidas para suprir essa carência e aumentar a efetividade da agência, visto que o concurso está válido até final de 2024.

Confira a fala de Luiz Fernando Corrêa.

“Administrativamente eu penso que se nós temos um concurso válido e pessoas em condições de serem chamadas, é recomendável otimizar essa questão.”

Último concurso – Abin

Em 2018, a Abin promoveu um concurso público visando o preenchimento de 300 vagas em cargos de níveis médio e superior, com organização do processo seletivo a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

As vagas oferecidas no edital contemplavam diversos cargos, como oficial de inteligência, oficial técnico de inteligência, agente de inteligência e agente técnico de inteligência. A remuneração oferecida pela agência variava de R$ 6.302,23 a R$ 16.620,46, dependendo do cargo e da qualificação do candidato.

Etapas do último certame

A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, constituiu-se de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos e de prova discursiva, de responsabilidade do Cebraspe.

segunda etapa, de caráter eliminatório, envolveu as seguintes fases:

  • a) prova de capacidade física, somente para os cargos de Oficial de Inteligência e de Agente de Inteligência;
  • b) avaliação médica, para todos os cargos, com exigência de exames laboratoriais e complementares;
  • c) investigação social e funcional, para todos os cargos, de responsabilidade da ABIN; d) avaliação psicológica, para todos os cargos;

CONFIRA O CURSO PREPARATÓRIO

Exclusivo para Concurseiro – Grupo Telegram  

O Focus Concursos lançou um grupo de estudos no Telegram exclusivo para o concurso público. Participe!

Grupo 1: Focado em Estudos e Aulas Gratuitas. Participe aqui.
Grupo 2: Notícias “em primeira mão” sobre concursos públicos. Clique aqui e participe.

%d blogueiros gostam disto: