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Como saber se passei em um concurso público?

Como saber se passei em um concurso público?

Você acreditaria se eu te contasse que muitos candidatos são aprovados em concursos públicos, porém perdem a vaga por falta de atenção? Parece surreal, mas é uma triste realidade. Muitos brasileiros já perderam suas vagas no funcionalismo público por esquecerem do concurso depois de sair da sala de prova. 

Se você está estudando e se preparando com afinco para o seu próximo concurso, não vai querer perder a posse por esquecer as datas ou não estar com todas as documentações necessárias, não é mesmo? Para te ajudar, preparamos um manual do aprovado, um verdadeiro passo a passo do que fazer depois da prova e, principalmente, se for aprovado!

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Fiz a prova, e agora?

Depois do dia mais estressante da vida de um concurseiro, o dia da prova, é hora de tirar um tempo para descansar dos estudos e da rotina exaustiva de preparo. Mas não confunda descansar com jogar tudo para o alto e esquecer do concurso. É preciso estar atento aos órgãos oficiais de comunicação do certame para ter acesso as listas de aprovações. Confira no edital as datas previstas para essas etapas pós-prova, para ter um calendário com as datas importantes para ficar alerta. 

Algumas comissões organizadoras avisam no e-mail cadastrado na inscrição sobre novidades acerca do certame, porém não é uma regra e se ficar esperando por um e-mail, pode acabar se dando mal! Por isso, além de manter todos os seus dados cadastrais sempre atualizados, é importante ter em mente que precisa ser proativo e buscar as informações.

Fique ligado:

Após a prova, em alguns concursos, a próxima etapa é a nomeação. Porém isso não acontece sempre. Um exemplo são os concursos de Carreira Policial que possuem mais etapas como testes físicos e assim por diante. 

Isso reforça a necessidade de estar atento ao edital e conhecer as etapas do concurso que está prestando. Saber com antecedência sobre as etapas do concurso é de extrema importância para o seu desempenho e aprovação. Não deixe para ler essas informações depois da prova, pois pode ser pego de surpresa!

Nomeação

Você sabia que não é responsabilidade da comissão organizadora de um concurso entrar em contato com os candidatos aprovados? Pelo contrário, é o concurseiro quem precisa estar atento e acompanhar todas as etapas do certame, assim como a nomeação. Por este motivo muitos candidatos perdem prazos e até mesmo vagas que passaram meses estudando e se preparando. 

Agora que você já sabe que muito provavelmente não vai receber um e-mail com o título “Parabéns, você foi aprovado no concurso!” precisa estar ligado nos canais de comunicação do concurso público, para ter acesso aos documentos, listas de nomeação e tudo que for necessário para dar continuidade no processo. 

Antes de mais nada, você sabe o que é uma nomeação? De forma resumida, a nomeação é a oficialização de que um candidato será empossado para exercer o cargo público para o qual foi aprovado. A nomeação pode acontecer de três formas diferentes: 

  • Nomeação em caráter efetivo: acontece mediante aprovação em concurso público por meio de provas;
  • Nomeação em caráter temporário: acontece quando o cargo for de confiança ou de livre nomeação e exoneração sem a necessidade de concurso público;
  • Nomeação em caráter vitalício: acontece para reforçar a garantia de que o ocupante do cargo não será desligado das funções, a não ser que haja um processo judicial.

O que interessa para os concurseiros, nesse caso, é a nomeação em caráter efetivo. A mesma acontece de forma presencial, ou em casos especiais há a possibilidade de nomeação por procuração. E onde você encontra essa nomeação?

Diário Oficial

O canal de comunicação mais confiável e eficiente é o Diário Oficial. Concurseiro que se preze tem o hábito de acompanhar o Diário Oficial desde a publicação do edital, garantindo assim estar sempre bem informado e atualizado de todos os tramites do certame. 

Vale relembrar que a responsabilidade de acompanhar as informações e atualizações referentes ao concurso público é do candidato, sendo assim não há desculpas para perder datas e prazos. Geralmente, após a nomeação.

Não sabe onde encontrar o Diário Oficial? Clique aqui para conhecer!

Além do Diário Oficial, ainda é possível conferir informações de alguns concursos públicos no Portal da Imprensa, que atualiza informações diariamente, geralmente às 6 horas. Para conhecer essa ferramenta clique aqui!

Melhores ferramentas para você acompanhar se foi aprovado ou para conferir e acompanhar a nomeação:

– Diário Oficial da União (do Estado ou até do Município);
– Portal da Imprensa;
– Site da Banca Organizadora;
– Site do Órgão que você prestou concurso. 

Documentação

Após a publicação da nomeação em Diário Oficial, o candidato aprovado tem, geralmente, 30 dias para tomar a posse, apresentando os documentos exigidos em edital. Não espere a nomeação sair para só depois pensar em separar os documentos, isso porque podem existir documentos que possuem prazos para serem confeccionados, então se programe! 

Tenha a lista de documentação que consta no edital em mãos e comece a juntar todos o quanto antes. Além de ganhar tempo, você terá muito mais segurança quando estiver com tudo preparado.

Seguir essas dicas vai facilitar muito na hora de tomar posse daquele concurso super concorrido que você passou anos sonhando, muitos meses se preparando. E depois da aprovação não deixe que prazos ou documentações te façam perder a sua vaga no funcionalismo público!

Ainda não conquistou a aprovação? Não se preocupe, o Focus Concursos é o seu grande aliado e vai te ajudar nessa caminhada! Conheça agora mesmo nossas assinaturas e não perca tempo, comece hoje mesmo a batalhar pelo seu sonho!

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