Como estudar para concursos do Cespe?
Como estudar para concursos do Cespe?
A Cespe ou Cebraspe é uma das empresas de concurso que mais causa pânico nos estudantes. Por ter uma estrutura diferente da já conhecida “a, b, c, d, e”, e usar as opções “certo ou errado” a forma de pontuação acaba sendo um pouco mais complexa que a maioria das outras bancas de concurso público.
A banca foi criada em 1970 com o objetivo de realizar as provas para o vestibular da Universidade de Brasília — por isso chamava-se Cespe/UnB, porém, há poucos anos, as duas instituições se separaram.
O grande problema que muitos concurseiros encontram nos concursos do Cespe é a forma de pontuação: uma resposta errada, anula uma certa. Assim, não é possível, por exemplo, chutar uma resposta como acontece em outros estilos de prova.
Por isso, para estudar para as provas dessa banca é preciso usar algumas estratégias diferentes das quais falaremos agora.
Foque nas disciplinas que você tem maior conhecimento
Pode ser até arriscado fazer isso, mas no caso dos concursos do Cespe, pode valer a pena estudar para algumas disciplinas e deixar outras de lado.
Ao contrário de outras bancas, não há problema em zerar uma disciplina (é bom olhar no edital antes essa informação, mas a maioria das provas da Cespe permite isso). Assim, se você é péssimo em raciocínio lógico e não tem tempo para estudar melhor essa matéria, o conselho é: foque o pouco tempo que tem nas disciplinas que têm maiores chances de acertar e assim, fazer uma boa pontuação.
Há concursados que conseguiram passar na prova assim. Estavam focados em outra carreira quando saiu um edital com disciplinas em comum. Conseguiram aproveitar o máximo de tempo para fazer uma boa pontuação na hora da prova.
Faça questões da banca
Essa é uma dica que vale para todas as bancas, mas quando o assunto é Cespe, essa dica é mais do que essencial.
Como estamos falando de um tipo diferente de cobrança e pontuação, as questões da banca também se apresentam em um estilo diferente. Ela não costuma fazer pegadinhas, são questões claras e bem objetivas, ou seja, são enunciados fáceis de serem interpretado.
Assim, para ficar ambientado na hora da prova com o modelo das questões, o mais indicado é fazer muitas específicas da banca.
Use estatísticas
Sabia que, de acordo com a análise dos gabaritos de provas anteriores, 50% das questões costumam estar certas e 50% erradas?
Essa é uma informação que pode ser usada na seguinte situação: você está na dúvida. Sabe aquela questão que você tem 90% de certeza de que sabe a resposta, mas está se sentindo inseguro porque, se estiver incorreta, vai anular um ponto da sua prova?
Deixe-a por último. Depois de marcar todo o gabarito, conte quantas questões foram marcadas como certo e quantas foram marcadas como errada. Se, por exemplo, das 120 questões existirem 10 sem marcar, 50 certas e 20 erradas, podemos dizer que há uma grande chance de essa questão, a qual você ficou com dúvida, ser errada a resposta.
Aposte na jurisprudência
A Cebraspe é uma banca que costuma cobrar muita jurisprudência. Portanto, é bom se manter sempre atualizado sobre as decisões dos supremos tribunais.
Para poupar o seu tempo, que deve ser bem escasso, o melhor a fazer é estudar por um material que já traga essas atualizações. Certifique-se que a empresa é séria e que passe a confiança necessária para você.
Gostou de saber sobre essas dicas de concursos do Cespe? Então, compartilhe com outras pessoas nas redes sociais e ajude-as nessa caminhada!
Leia também: 5 dicas de como estudar legislação para concursos de forma eficiente.
Se você quer realmente conseguir a aprovação para ser um funcionário público, tem que estudar legislação para concursos. Isso porque, para muitos cargos, essa disciplina é cobrada nas provas. Dentro desse contexto, é comum muitos concurseiros se sentirem um pouco perdidos por não saberem como assimilar as diversas leis que são pedidas no edital.
Para facilitar sua rotina de estudos, preparamos este post. Aqui, você confere, por meio de 5 dicas, como estudar de maneira eficiente a legislação para concursos. Temos certeza de que, após a leitura, você vai arrasar em sua avaliação. Continuar lendo!