Brasil Colonial — O Que Cai Em Concursos Sobre O Tema?
O Brasil colonial é um dos períodos mais cobrados pelos concursos públicos. Até porque, conhecer essa parte da nossa história ajuda a entender vários costumes que existem atualmente.
Mas, afinal, o que as bancas examinadoras cobram dessa época que teve quase 200 anos de duração? É isso o que você irá descobrir neste artigo!
O que foi o Brasil colonial?
O Brasil colonial compreende a época em que os portugueses se estabeleceram aqui até a independência. Ou seja, esse período vai de 1530 e termina em 1822.
Durante essa fase, diversos fatos ocorreram, como a divisão do país em capitanias hereditárias, o ciclo do ouro em Minas Gerais, a vinda da família real e muito mais. No entanto, se você está prestando um concurso público, não deve olhar para esses episódios de forma isolada.
Os examinadores querem saber se você sabe relacionar economia, política e sociedade. Afinal, esses três aspectos estão bastante relacionados. Por exemplo: qual foi o impacto da vinda da família real para cá?
Na parte de história, os candidatos precisam entender o porquê os fatos ocorreram e no que resultaram. Isso é muito mais importante do que decorar datas e nomes.
O que cai sobre a época em que o Brasil foi colônia?
Existem vários conteúdos que os concursos públicos podem cobrar sobre o Brasil colônia. Seja para concorrer à PM ou outra instituição que cobre a matéria, confira os principais pontos que você precisa ficar de olho!
Descobrimento
Até alguns anos, os historiadores concordavam em chamar a chegada dos portugueses de “descobrimento”. Porém, como já existiam povos aqui, atualmente, há quem prefira nomear esse episódio como “chegada dos portugueses”.
Então, imagine que uma questão pergunte sobre o uso da palavra descobrimento. Nesse caso, é necessário entender o contexto que fez os portugueses chegarem aqui e em quais condições encontraram o país.
É, portanto, importante saber:
-
quem vivia aqui;
-
por que os portugueses chegaram antes de outras nacionalidades;
-
por onde começou a colonização.
Capitanias hereditárias
Pouco depois de começar a colonização, o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias. Sobre esse assunto, vale se questionar:
-
o que foram as capitanias hereditárias;
-
quem ficou com cada capitania;
-
quais capitanias foram mais bem-sucedidas e por que.
Governos
Para centralizar a administração do Brasil colônia, Portugal instaurou dois governos: Governo do Norte com sede em Salvador e o Governo do Sul com sede no Rio de Janeiro.
Porém, isso durou por pouco tempo. O Brasil ainda foi dividido em Estado do Maranhão e Estado do Brasil. Então, é necessário se atentar a:
-
diferentes formas de governo que tiveram durante o período;
-
o que foi a Unificação Ibérica e por que o país ficou sob domínio espanhol;
-
nomes dos principais governantes.
Invasões
Engana-se quem acredita que as outras nacionalidades aceitaram o Brasil como sendo de Portugal. Outros países tentaram — e conseguiram — invadir a colônia. Você precisa saber:
-
quem conseguiu invadir o Brasil colônia;
-
por que invadiu;
-
quais medidas foram feitas pelo governo português com relação às invasões.
Economia
Todo mundo sabe que o pau-brasil foi o primeiro produto brasileiro. Mas e depois disso? Quais foram os outros itens que os portugueses exploraram? Observe:
-
quais agriculturas deram certo durante o período;
-
onde a economia era mais forte;
-
o que foi o ciclo do ouro.
Família Real
Em janeiro de 1808, a Família Real saiu de Portugal por estar fugindo de Napoleão. A chegada deles aqui provocou uma série de mudanças — o que fez com que resultasse na independência. Ao estudar esse tema, lembre-se de analisar:
-
como ficou a organização do Brasil e de Portugal durante a estadia da família portuguesa;
-
mudanças culturais que ocorreram no período;
-
acordos econômicos dessa época.
Como estudar história para concursos?
Como visto, estudar história para concursos vai muito além de memorizar datas e nomes. É necessário entender por que os episódios ocorreram de determinada forma, analisando todo o contexto: econômico, social e político.
Confira algumas dicas para tirar o melhor aproveitamento dos seus estudos:
-
leia toda a explicação: assim, você conseguirá ter uma visão mais geral do que aconteceu;
-
faça seus resumos: em vez de usar materiais prontos, prefira produzir suas próprias explicações a partir do que entendeu;
-
assista a vídeos e aulas: isso ajuda a compreender melhor a história, além de ajudar na memorização. Nesse sentido, o Focus Concursos pode ser o seu aliado. Confira os cursos disponíveis;
-
faça exercícios: sobretudo as questões com múltiplas escolhas, as alternativas podem ser parecidas. Somente com estudo e treino é que você aprenderá a observar as diferenças, e conseguirá fazer uma boa pontuação.
Para saber mais sobre essa época, veja este vídeo:
Quer saber mais sobre como estudar para os certames? Veja outras dicas aqui no blog do Focus Concursos!