3 Regras Simples Para Montar Os Seus Argumentos Para Redação de Concursos Públicos
Apresentar um bom desempenho na redação é essencial para quem busca ser aprovado em um concurso público. Além do domínio da língua portuguesa e poder de interpretação, é preciso ter repertório para desenvolver os argumentos para a redação e seguir algumas regras. Se você está se preparando para uma prova, continue lendo esse artigo para saber como organizar melhor os argumentos do seu texto!
Como organizar os argumentos para redação?
O requisito básico para uma dissertação-argumentativa de qualidade é que ela seja completa, portanto, precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, a estrutura do texto deve ter coerência, argumentos bem embasados, e, adequação ao tema proposto.
Assim, os argumentos para redação são apresentados durante o desenvolvimento do texto e servem para defender a sua hipótese/ideia principal. Ou seja, devem explicar para quem está lendo o seu ponto de vista de uma forma convincente. Veja a seguir algumas recomendações para desenvolver uma boa redação:
Tenha objetividade
Seja direto e organize a abordagem de forma coerente e objetiva. Dessa forma, fica visível que você tem domínio sobre o assunto e conhece informações relevantes para o tema. Portanto, evite parágrafos prolixos, ou seja, compostos de várias frases que estão ali só para preencher o número necessário de linhas.
Por exemplo: ao invés de usar várias palavras difíceis e escrever um parágrafo enorme, concentre a ideia principal que você quer transmitir e acrescente apenas as informações que agregam ao assunto e corroboram o que está sendo dito.
Amplie o seu repertório
De acordo com o tema, busque incluir referências do seu próprio repertório no texto. Utilizar somente as informações que já estão disponíveis no material de apoio da prova pode indicar que você não conhece bem o tema. Além disso, se os argumentos para a sua redação não acrescentarem informações diferentes, o texto será apenas “mais do mesmo”.
Para sustentar a sua opinião/tese, use dados de instituições oficiais, autoridades e especialistas no assunto. Para se destacar nesse sentido e ter mais referências, desenvolva o hábito de ler mais reportagens, livros, conteúdo acadêmico, assistir a filmes, documentários, entre outros. Acumule bastante conhecimento sobre assuntos diversos, principalmente atualidades.
Use os conectivos
Ser direto e objetivo não significa escrever apenas frases curtas e despejar dados. Os argumentos para redação devem estar conectados. Desde o momento em que são citados na introdução, até a conclusão do texto, você precisa mostrar que eles são complementares.
Cada parágrafo traz um argumento diferente, mas todos estão defendendo a mesma tese, portanto conecte um ao outro para dar sentido a sua dissertação. Você pode utilizar termos:
- sendo assim; ademais,
- pois, portanto;
- no entanto; porém, contudo;
- de acordo com, segundo; etc.
Seja um assinante do Focus Concursos e tenha sempre os conteúdos atualizados. Confira os planos de assinatura ilimitada para concurso público!