Quais matérias mais caem no Concurso Caixa?
Com o encerramento do último concurso Caixa, realizado em 2014, um novo edital é aguardado por diversos concurseiros.
Com isso, é importante que os interessados comecem a se preparar com antecedência e concentrem seus estudos nos conteúdos mais recorrentes das provas anteriores. Além disso, estabeleça um tempo para estudar as matérias específicas do concurso, sobretudo aquelas que apresentarem uma maior dificuldade para você;
A prova objetiva do concurso Caixa costuma exigir conhecimentos nas matérias listadas abaixo:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Raciocínio Lógico;
- Atualidades;
- Ética;
- Legislação Específica;
- Atendimento; e
- Conhecimentos Bancários.
A prova objetiva do último certame foi composta por 120 itens do tipo certo ou errado, nas áreas descritas acima.
Outros temas também apareceram com frequência em provas passadas, como Matemática Financeira, Marketing, Economia, Direito do Trabalho, Direito Empresarial (Comercial), além de Atualidades e Atendimento ao Público;
Dominar interpretação de Textos é essencial para fazer uma boa prova, para que o candidato consiga ler e compreender criticamente os diversos sentidos, explícitos e implícitos, no enunciado da questão.
Confira nessa matéria mais detalhes sobre as disciplinas e temas que foram mais frequentes nos últimos anos.
Principais informações do Concurso Caixa
- Órgão: Caixa Econômica Federal
- Situação: banca em definição
- Vagas: a definir
- Cargos: TI e Técnico Bancário (previsão)
- Remuneração: R$3.597 + benefícios (último concurso Caixa)
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De acordo com informação apurada pela equipe de jornalismo da Focus Concursos a Caixa vai divulgar em 2024 dois editais, sendo um para a área da Tecnologia da Informação e outro para o cargo de Técnico Bancário tradicional.
Quanto ganha Técnico Bancário Caixa?
A remuneração inicial da Caixa é de R$3.597 e além do salário atrativo, a Caixa oferece uma série de benefícios e vantagens aos seus funcionários, como auxílio alimentação, auxílio creche, plano de saúde, previdência complementar, entre outros:
- Auxílio refeição/alimentação de R$ 1.813,84, sendo composto por R$ 799,38 para cesta-alimentação e R$ 1.014,46 para refeição;
- Auxílio 13ª Cesta Alimentação: R$ 654,87;
- Auxílio Creche/Babá: R$ 502,98;
O Vale-transporte não há valor fixo, pois depende do município em que o cargo está lotado, porém o custeio pelo servidor é de 4% do seu salário base e o banco arca com o valor excedente. O servidor ainda tem participação nos lucros da instituição, plano de saúde e plano de previdência complementar. Deste modo, o salário de um concursado da Caixa pode ultrapassar os R$ 6 mil.
O último concurso CEF (Caixa Econômica Federal) para técnico bancário, foi realizado em 2014. Compreender todos os detalhes do conteúdo programático, dará uma base sólida para direcionar seus estudos e conquistar a aprovação.
Ao estudar o edital do último concurso e analisar a estrutura da prova é essencial para criar um cronograma de estudos eficaz.
Com isso, você pode distribuir as matérias em blocos e definir metas diárias ou semanais. Isso ajudará a manter o foco e a disciplina nos estudos.
Confira a seguir o conteúdo programático do último edital:
LÍNGUA PORTUGUESA
1 – Compreensão e interpretação de textos. 2 – Tipologia textual. 3 – Ortografia oficial. 4 – Acentuação gráfica. 5 – Emprego das classes de palavras. 6 – Emprego do sinal indicativo de crase. 7 – Sintaxe da oração e do período. 8 – Pontuação. 9 – Concordância nominal e verbal. 10 – Regência nominal e verbal. 11 – Significação das palavras. 12 – Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). 13 – Colocação do pronome átono.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
1 – Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas. 3 – Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 5 – Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto. 6 – Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 4 – Internet banking. 5 – Mobile banking. 6 – Open banking. 7 – Novos modelos de negócios. 8 – Fintechs, startups e big techs. 9 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 10 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 11 – Correspondentes bancários. 12 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 13 – Transformação digital no Sistema Financeiro. 14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 15 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 16 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 17 – Noções de Mercado de capitais. 18 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 19 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 20 – Taxas de câmbio nominais e reais; 21 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 22 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 23 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 24 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 25 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 26 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 27 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei no 9.613/98 e suas alterações; Circular no 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular no 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações. 28 – Autorregulação bancária. 29 – Sigilo Bancário: Lei Complementar no 105/2001 e suas alterações. 30 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei no 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 31 – Legislação anticorrupção: Lei no 12.846/2013 e Decreto no 8.420/2015 e suas alterações. 32 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet); Código de Conduta da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet). 33 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet). 34 – Lei no 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque). 35 – Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 36 – Lei Complementar no 7/1970 (PIS). 37 – Lei no 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento (GRF). 38 – Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 39 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 40 – Sistema de pagamentos brasileiro.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
1 – Representação tabular e gráfica. 2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 3 – Cálculo de probabilidade. 4 – Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. 5 – População e amostra. 6 – Correlação linear simples.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
1 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365). 2 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN no 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 7 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 8 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
ATENDIMENTO BANCÁRIO
1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 – Gestão da qualidade em serviços. 8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 10 – Ética e conduta profissional em vendas. 11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 12 – Utilização de canais remotos para vendas. 13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016. 15 – Resolução CMN no 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 16 – Resolução CMN no 3.694/2009 e alterações. 17 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. 18 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei no 8.078/1990 (versão atualizada).
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