Planilha de Estudos: Como Fazer Uma Que Realmente Te Ajude
Manter a organização é essencial para aprender com eficiência, principalmente se você estiver estudando para concurso público. Por isso, elabore uma planilha de estudos para monitorar o seu desempenho e aprendizado.
Continue lendo o artigo para saber como fazer uma planilha que facilite os seus estudos e te ajude a passar nos concursos que deseja.
Como elaborar uma planilha de estudos?
Para manter a sua rotina de estudos, você precisa de planejamento, dedicação e organização. Do contrário, você pode se perder nos assuntos e não ter mais controle do que está estudando e do tempo.
Existem algumas formas práticas de montar uma planilha eficiente. Veja a seguir por onde começar:
Como e onde fazer sua planilha
Se você possui o Microsoft Office poderá utilizar o Excel para montar sua planilha de estudos, porém, caso não tenha o programa, o Google Sheets é uma ótima opção. Além de ser gratuito, ele armazena na nuvem os documentos na sua conta do Google Drive, assim você não corre o risco de perder o conteúdo e pode rever sempre que precisar.
Crie tabelas dinâmicas com os dados e informações que precisa para organizar sua rotina de estudos. Utilize fórmulas e as mais variadas opções de formatação para personalizar sua planilha com informações como:
-
textos lidos;
-
matéria/disciplina estudada;
-
exercícios respondidos;
-
aulas assistidas;
-
etc.
Contudo, se você não tem muita facilidade com as fórmulas, existem as planilhas prontas que você pode baixar e editar para atender às suas necessidades. Na sua conta do Google Drive, por exemplo, ao invés de criar uma planilha “em branco”, escolha a opção de criar “com base em um modelo”.
Cronograma para a rotina de estudos
Montar um cronograma vai te ajudar a organizar a sua rotina de estudos. Defina quantas horas por dia estudará, quais matérias e também os momentos de descanso. Com o Google Agenda, você consegue controlar o tempo que você utiliza para o aprendizado e as pausas.
Metas alcançadas
Com a sua planilha de estudos fica mais fácil de você seguir o seu planejamento e atingir metas. O objetivo principal é ser aprovado no concurso público, mas para isso pequenas metas são essenciais!
Por exemplo: defina quantas horas por dia você quer estudar, quantos exercícios pretende fazer (e acertar), etc. Na planilha fica muito mais fácil enxergar as metas alcançadas e acompanhar a sua evolução. Isso te ajudará a ter mais confiança e autonomia para aprender.
Gostou das dicas? Continue lendo o blog do Focus Concursos para saber mais sobre os planos de estudos para concurseiros.