fbpx

Informática: Rede de Computadores e Topologias

Informática: Rede de Computadores e Topologias

Mesmo que não apareça o tópido rede de computadores no seu edital você precisa estudar, pois se aparecer internet, é claro, é uma rede de computadores mundial. Saiba quais são os equipamento de rede e como eles agem.

Rede de computadores são dois ou mais computadores/dispositivos conectados na internet trocando informações como GPS, notebook, smartphone, entre outros.

Todo equipamento que esteja conectado em uma rede é obrigatório que ele possua um número de IP (Internet Protocol), ou seja, é o endereço daquele computador na rede.

Protocolo são regras que fazem os computadores se comunicarem de uma rede de computadores, não importa a dimensão dela, nós temos muito protocolos envolvidos na transmissão do recebimento, quanto de envio de dados pelas redes. Os protocolos são independentes de sistemas operacionais.

Nem todos os equipamentos que você está utilizando para poder fazer uma comunicação são equipamentos próprios de rede como uma placa de vídeo. Logo quais são os equipamentos de redes? Como eles agem nas redes? Veja abaixo o que você precisa saber realmente para gabaritar a sua prova.

Equipamentos de rede – Placa de rede

– É o equipamento mais simples de uma rede, mas também é um dos mais importantes,
sem a placa de rede não haveria a possibilidade de uma conexão entre 2 computadores.
– Possui um endereço MAC, que está gravado na placa de rede pelo fabricante.
– Tem endereço único/exclusivo porque não temos placas de rede com o mesmo endereço MAC, 
o número é hexadecimal 
– Por ser  uma placa de rede cabeada tem um fio chamado UTP e o par trançado.
– Sua ponteira é RJ45.

HUB

– É utilizado principalmente em casa ou pequenas empresas porque é um equipamento de baixo custo.
– Para que você conecte vários computadores em uma rede vai precisar utilizar o HUB.
– Para entender como é essa conexão é preciso que saiba sobre topologias.
– As topologias é como são organizadas as redes, como os computadores estão organizados dentro dessa rede.

Topologia de Barramento

– Utiliza o cabo coaxial , e essa topologia tem a seguinte característica
– A topologia de barramento funciona com um cabo central coaxial, ao qual os outros computadores são ligados a esse cabo central e esse cabo vai estar ligado, por exemplo, no servidor.
– No entanto, o cabo coaxial traz alguns problemas, pois tem alta interferência eletromagnética.
Para a prova você precisa lembrar de um dado muito importante: se um equipamento da rede ou dispositivo estiver parado, pode parar toda a rede.

Topologia Anel

– Utiliza utiliza os cabos coaxial e tem todos os problemas da rede de topologia barramento, mas aqui na topologia anel tem um protocolo chamado token ring. 
– É um protocolo que fica circlando na rede anel para poder minimizar aqueles problemas que se um dispositivo estiver parado, parar toda a rede. 
– Então esse protocolo vai verificando e fazendo a transmissão nos pacotes pela rede para poder levar uma informação de uma máquina para outra.

Topologia Estrela

– Tem um equipamento central que pode ser um hub ou switch.
os computadores estarão conectados nesse dispositivo central, cabo utp ou par trançado, ponteira RJ 45.
– Todo equipamento de rede e placa de rede, o hub, switch eles tem um apelido, nó na rede.
– O hub e o switch são chamados de nó concentradores porque eles concentram a informação neles e distribui para as máquinas de destino.
– A grande vantagem da topologia estrela em relação as demais é que se um equipamento da rede parar não vai interferir no funcionamento dos outros equipamentos. As outras máquina continuarao se comunicando sem problema. E única forma de toda a rede parar é se o equipamento central parar.

HUB

– A topologia que implementa é a topologia estrela.
– O fio que é conectado na entrada do hub é o fio UTP ou par trançado com ponteira RJ45, tanto na placa de rede do computador conto na entrada do hub.
– O hub como equipamento de rede recebe o nome de nó e como concentra as informações nele tem o nome de nó concentrador.
– Fique atento, pois o hub tem um pequeno problema. Imagine a seguinte situação: tenho alguns computadores conectados e o computador número 1 quer mandar informações para o computador número 10. Como o hub é um equipamento muito simples a informação vai cair no hub e o hub não sabe que a informação é para o computador número 10, logo ele manda para todos e quem for o dono da informação pega. Se o número 10 responder para o computador número 1, vai acontecer a mesma coisa.
– O hub tem 8 portas sendo uma exclusiva para o modem ADSL. Sobram 7 portas e se tiver 10 computadores para conectar os demais deverá conectar um hub para poder conectar os demais equipamentos. Ao colocar um hub no outro se dá o nome de cascateamento dos hub.

– Diferentemente do HUB é um equipamento mais potente, mais robusto, já vem com software dentro dele para programar o switch e, é claro, é muito mais caro.
– É utilizado para grandes empresas porque o profissional de rede pode fazer uma série de configurações no switch para gerenciar a rede.
– O switch é um nó na rede, é um nó concentrador, utiliza os fio utp e par trançado, ponteira rj 45 e topologia estrela.
– A diferença do switch para o hub é que se o computador de número 1 enviar mensagem para o de número 10, o switch sabe que a informação vai para o computador de número 10. Portanto, resolve muitos problemas na rede de velocidade, perca de sinal, colisão de dado, logo é muito mais eficiente, pois envia direto para a máquina de destino.
– Se ocorrer de um dos computadores da rede parar, não irá interferir na comunicação dos outros computadores.

– O roteador escolhe a melhor rota para que a informação chegue mais rápido no seu destino. Se a rota estiver mutio congestionada ele escolhe outra rota, inclusive, pode ser até mais longa, mas por ter menos tráfego vai chegar antes o pacote ao seu destino.
– Ele interliga redes, ou seja, as redes são ligadas por meio dos roteadores.
– É importante lembrar que o access point pode se comunicar com o modem que é via wireless, mas se o access point estiver longe do modem ADSL o sinal também vai chegar fraco. Por isso é utilizado o fio.
– Pode ser que venha cair na sua prova, portanto, fique atento a esta informação: o fio de telefone e o sinal da ADSL não chega direto no access point, é necessário que ligue no modem ADSL.

Access Point (AP)

– É um equipamento mais simples e tem a característica de amplificar o sinal como em shopping, faculdade, aeroportos, entre outros lugares. 
Para que o sinal chegue forte a todos os equipamentos que precisam utilizar o sinal wirelles é feito cabeamento de acess point nas salas, ou seja, em vários pontos da empresa.

 

Bridge

– É um nó de rede.
– Liga diferentes redes, mas ela liga diferentes redes dentro de uma mesma empresa.

 

 

É hora de conquistar a sua vaga no Concurso Público

Garanta sua Assinatura e tenha ACESSO LIVRE a todas as aulas preparatórias,
para qualquer concurso público. Assine agora e aumente as suas chances de aprovação.

ASSINE AGORA – Assinatura Compartilhada

O Focus Concursos está entre os melhores cursos preparatórios online para concurso público do Brasil. Está no mercado há 8 anos e já são mais de 70 mil aprovados. Possui uma equipe qualificada e professores especialistas e servidores públicos.

Acompanhe o Focus Concursos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Telegram, Youtube e Spotify.

%d blogueiros gostam disto: