Concurso INSS: governo confirma contratação de 7 mil militares temporários para diminuir fila de atendimento
O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma necessidade cada vez maior devido ao déficit de servidores públicos na autarquia. Com o objetivo de diminuir a fila de aposentadorias, o governo federal confirmou que recrutará militares da reserva para integrar uma força-tarefa para agilizar os atendimentos das agências da Previdência Social.
Ao todo, deverão ser convocados 7 mil reservistas neste sentido. Com isto, servidores poderão ser liberados para trabalhar na análise dos pedidos. Atualmente 1,3 milhão de pedidos estão em análise há mais de 45 dias, prazo legal para uma resposta do órgão.
Quer saber como se preparar para este concurso INSS de forma completa?
Clica no link abaixo e conheça nosso curso de preparação específica:
INSS |ESTUDE AGORA PARA O CONCURSO DO INSS
A utilização de ex-militares está prevista na lei que reestruturou o regime dos militares, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional. O texto diz que o militar da reserva contratado para o desempenho de atividades de natureza civil, em caráter voluntário e temporário, receberá um adicional de 30% da remuneração. O pagamento será feito pelo órgão contratante – neste caso, o INSS.
As Forças Armadas contam com aproximadamente 150 mil reservistas e, com a nova legislação, que permite a utilização de ex-militares para que exerçam atividades civis no serviço público, a intenção é finalizar o estoque de pedidos até junho. Antes da nova lei, os reservistas somente podiam exercer a chamada Tarefa por Tempo Certo (TTC), em caráter temporário, apenas para atividades militares.
Também foi cogitada a possibilidade de contratação de pessoal temporário. Porém, a utilização de pessoal da reserva foi considerada mais barata pelo governo.
Em 2019, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública cobrando a realização de novo concurso para efetivos
Como foi o último concuros INSS
No final de 2015, foi lançado o edital do concurso INSS com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista – serviço social.
A banca organizadora do concurso INSS foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.
O último certame, cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social – em número de inscritos, perdeu apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.
Considerando foram oferecidas 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.
Orgão: INSS
Cargos: Técnico, Analista, Perito
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 5.344,00 Até R$ 7.900,00
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
SEJA UM ASSINANTE E ESTUDE PARA ESSE E OUTROS CONCURSOS!
Faça parte do nosso canal VIP no Telegram: https://t.me/grupovipconcursos
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://bit.ly/Youtube-Focus
Ouça nossos Podcasts no Spotify: http://bit.ly/Podcast-Focus