Atualidades para Concursos em 2021 ━ O Que Acompanhar e Estudar
Cada vez os concurseiros precisam se dedicar a ficar bem informados. Novidades do mundo da política, da economia e da sociedade como um todo, são temas mais e mais recorrentes nas provas. Com toda certeza serão cobradas questões de atualidades para concursos em 2021.
Muitas pessoas não sabem ao certo como estudar esse assunto, já que não existe um escopo muito bem definido do que pode cair.
Para te ajudar com isso, nós do Focus Concursos vamos apresentar alguns tópicos atuais que podem aparecer nos certames de 2021 e ensinar você a se preparar para a prova dessa disciplina.
Neste texto você verá:
-
por que estudar atualidades para concursos em 2021?;
-
como estudar atualidades para concursos públicos;
-
quais temas de atualidades podem aparecer nos concursos de 2021;
-
recorde de desemprego em 2020;
-
pandemia da Covid-19;
-
sustentabilidade;
-
Como são cobrados os conhecimentos de atualidades para concursos em 2021?
A atualidades para concursos em 2021 pode aparecer diluída em meio às questões de alguma outra matéria, em perguntas específicas da disciplina ou na prova de redação. Por isso, é importante estar antenado nos temas que estão sendo debatidos em âmbito nacional e internacional.
Como estudar atualidades para concursos públicos
Nós entendemos que quem está tentando concurso público precisa se organizar para conseguir estudar todas as matérias. Por isso, a sugestão é incluir no seu plano de estudo um tempo para se dedicar às atualidades.
Geralmente, as provas pedem que o participante compreenda as causas e consequências de determinados fatos. Nesse sentido, é muito importante que você sempre busque informações em fontes confiáveis.
Uma sugestão é a revista Atualidades, da editora Abril, voltada para vestibulandos e concurseiros. Ela condensa os assuntos mais relevantes no momento e dá várias ideias de temas que você pode abordar em uma redação, por exemplo.
Mas também é importante diversificar as suas fontes para você ter noção de vários pontos de vista sobre o mesmo assunto. Uma dica é buscar podcasts que tratem de temas atuais, ler diferentes jornais, acompanhar canais no YouTube ou assistir noticiários.
Para ficar ainda mais por dentro dos assuntos de atualidades para concursos em 2021, assista à aula da Focus Concursos!
Para consolidar os seus conhecimentos sobre o assunto é interessante escrever sobre os temas que estão mais em alta. Assim, além de estudar atualidades para concursos em 2021, você também estará treinando a sua escrita e seus argumentos para a redação.
Quais temas de atualidades podem aparecer nos concursos de 2021?
Vamos pontuar a seguir alguns assuntos que podem cair nos certames de 2021!
Recorde de desemprego em 2020
2020 foi o ano em que o Brasil bateu o seu recorde de desemprego em 30 anos. A taxa chegou a 14,3% da população economicamente ativa.
A causa para isso foram várias:
-
crise econômica brasileira que iniciou em 2014, pelo baixo nível de atividade econômica do país;
-
pandemia da Covid-19;
-
pouco investimento do governo devido ao teto de gastos.
Como consequência disso, nós temos uma queda do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, bem como o aumento do número de pessoas em situação de fome e miséria.
Pandemia da Covid-19
A pandemia da Covid-19 é o tema mais comentado dos últimos tempos e pode aparecer nas provas de várias formas.
Um exemplo é discutir o papel do estado no enfrentamento da doença e medidas, como a aprovação do auxílio emergencial e como o seu fim contribuiu para que mais famílias entrassem na linha da miséria.
A CPI da Covid também é um tema que pode aparecer, pois investiga as ações do governo que levaram ao atraso das vacinações, medida importante para que o país possa retomar as atividades econômicas normalmente.
Também pode ser discutida a importância do país investir em ciência e tecnologia, pois aqueles que o fizeram, vacinaram a sua população mais rapidamente e já estão se recuperando dos efeitos da pandemia.
Sustentabilidade
Meio ambiente também é um assunto que pode aparecer, especialmente relacionado ao avanço do agronegócio, que causa consequências drásticas para o ecossistema como o desmatamento e queimadas.
Um exemplo foram os incêndios do Pantanal, que resultaram em uma perda de 20% do bioma. As consequências disso para o Brasil são o empobrecimento do solo, desertificação, assoreamento dos rios e alterações nos regimes de chuva, que podem culminar em crises hídricas.
Eleição de Joe Biden
Os Estados Unidos (EUA) são um país de extrema relevância mundial. Donald Trump abriu mão do multilateralismo nacional ao sair de diversos grupos, como a OMC (Organização Mundial do Comércio), o FMI (Fundo Monetário Internacional) e a ONU (Organizações das Nações Unidas).
Isso fez com que ele perdesse popularidade, abrindo espaço para a vitória de Joe Biden, que volta com a postura multilateral. As consequências disso são:
-
EUA volta a fazer parte do acordo de Paris;
-
a maior possibilidade de ter uma relação amistosa com os países latinos;
-
fortalecimento do Obamacare;
-
medidas mais fortes de enfrentamento ao Coronavírus.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então confira o nosso artigo sobre como montar argumentos para redação de concurso público!